quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Charlie Chaplin

Charles Spencer Chaplin Jr, nasceu em Londres em 16 de Abril de 1889, na East Street, Walworth. Mais conhecido como Charlie Chaplin, coi um ator, diretor, produtor, dancçarino, roteirista e músico britânico.
Chaplin foi um doa atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema dos Estados Unidos.



Além de atuar, Chaplin, dirigiu, escreveu, produzio e eventualmente compôs a trilha sonora de seus próprios filmes, tornando-se uma das personalidades mais criativas e influentes da era do cinema mudo. Chaplin foi fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem ele dedicou um de seus filmes.
Sua careira de entretenimento durou mais de 75 anos, desde suas primeiras atuações quando ainda era criança nos teatros do Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artistts em 1919.

Chaplin não foi apenas grande, ele foi gigantesco, e em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próorio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os proximos 25 anos, através de grandes depresssões e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um, é duvidoso que algum outro indivídua tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam.


Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cinesta de todos tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela academia de Artes e Ciências Cinematograficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra em 1972).


Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que que atravessou a era do cinema mudo; atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filems. Também foi um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão norte americano Samuel Reshevsky.
Durante o avanço dos filesm sonoros, Chaplin produziu Luzes da Cidade em 1931 e Tempos Modernos antes de se converter ao cinema falado. Esses filems foram essencialmente mudos porém possuia música sincronizada e efeitos sonoros.



O primeiro filme falado Chaplin, O grande ditador em 1940, foi um ato de rebeldia contra o ditador alemão Adolf Hitler e o nazismo, e foi lançado nos Estados Unidos um ano antes do país abandonar sua política de neutralidade e entrar na Segunda Guerra Mundial. Chaplin interpretou o papel de Adenoid Hynkel, ditador da Tomânia, claramene baseado em Hitler, e atuando em um papel duplo, tambéminterpretou um barbeiro judeu perseguido frequentemente por nazistas, o qual é fisicamente semelhante ao "O Vagabundo".
O filme foi visto como um ato de coragem no ambiente político da época, tanto pela sua ridicularização do nazismo quanto pela representação de personagens judeus ostensivos e de sua persiguição. O Grande Ditador foi indicado ao Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator (haplin), melhor Ator Coadjuvante (Oakie), Melhor Trilha Sonora e Melh0r Roteiro Original (Chaplin).




Nenhum comentário:

Postar um comentário