sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Muralha da China

A Muralha da China, é uma impresionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China imperial.

Embora seja comum a ideia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias disnatias ao longo de cerca de dois milênios.

As suas diferentes partes distribue-se entre o Mar Amarelo e o deserto de Góbi e a Mongólia.


A muralha começou a ser erguida por volta de 221 a.C. por determinação do imperador chinês Qin Shihuang. Construída com blocos grandes de pedra e ligados por argamassa feita de barro e pasta de ferinha de arroz com cal hidratada.


Com aproximadamente 3 mil quilometros de exteção, sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.



A magnitude da obra, entretanto, não impediu as incur ções de mongóis, xiambeis e outros povos que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história.






Os fortes guarneciam posições estratégicas, como passos entre as montanhas. eram dotadas de escadas para a infantaria e de rampas para cavalaria, funcionando como bases de operações. eram dominados por uma torrer de planta quadrada, que se elevava até 12 metros de altura, e defendiam grandes portões de madeira.






As torres, cujo o número é estimado em cerca de 40 mil, permitiam a observação da aproximação e movimentação do inimigo. As sentinelas que as guarneciam serviam-se de um sistema de comunicação que empregavam bandeiras coloridas, cinais de fumação e fogo.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário