quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estilos de Bonsai

Bonsai Chokkan - Vertical formal




Pode ser a forma mais basica de um bonsai, é recomenda para quem esta inciando na arte, devido as proporções equilibrada de tronco ereto, caracteristicas arredondadas, ramos ue vão abrindo de cima para baixo, sendo mais compridos na base para criar um efeito horizontal muito agradavel. Neste estilo a utilização de arames é menor que os demais estilos, com isso facilitando o resutado final.














Bonsai Shakan - Inclinado

A posição natura das árvores é para onde esta a luz do Sol ou inclinadas pela força do vento que as empurra de forma continua. Assim é este estilo de bonsai, o tronco se inclina a partir da base até a copa para direita ou para esquerda. Este estilo de bonsai, se consegue através da utilização de arames alumínio ou cobre para amarrar e direcinar o crescimento da planta durante um tempo determinado que pode variar de 3 meses a ate 1 ano e meio dependendo do tipo de galho ou espessura do tronco.



Bonsai Moyogi - Vertical informal

Apesar de muito semelhante ao estilo direto formal, principalmente porque o topo do bonsai também está posicionado sobre a base, porem com curvas ao longo de seu tronco. O resultado em um efeito dinâmico de movimento, que obtido através de amarração com arame.

















Bonsai Fukinagashi - Varrido pelo vento


Tal como o próprio nome indica, o bonsai está inclinado para um lado, enquanto o ramo mais próximo da base esta voltado para direção oposta. Existem três angulos possíveis para este modelo: uma inclinação ligeira que varia até 30° e inclinação acentuada de até 45°. O aspecto é de uma árvore que parece ter sido fustigada por ventos ou uma tempestade.










Bonsai Hokidachi - Vassoura



Um estilo clássico dos bonsais, mas extremamente dificil de se conseguir recebeu o seu nome das draticionais vassouras japonesas. Seu tronco reto suporta uma copa de ramos finos que criam um efeito aberto e uniforme muito bonito.






Bonsai Kengai - Cascata

Neste estilo, o ramo principal do bonsai, aou até mesmo o tronco, esta abaixo do nivel do vaso do bonsai. A apresentação final é um bonsai caindo, o que lhe confere o ar de uma árvore de montanha que suporta condições climáticas adversas como neve e vento forte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário